COMBO QUE ENGANA - Justiça confirma multa do Procon ao Habib's por publicidade abusiva
18 de agosto de 2018, 9h37
A rede de restaurantes árabes Habib's vai ter de pagar multa de R$ 2,4
milhões por usar brinquedos em suas propagandas na televisão. A sanção havia
sido imposta pelo Procon de São Paulo em 2014 e foi confirmada pelo juiz
Kenichi Koyama, da 11ª Vara de Fazenda de São Paulo, esta semana.
"A propaganda mais parece se referir aos brinquedos do que aos
demais elementos, obviamente se utilizando de certa manipulação da deficiência
de julgamento dos incapazes, a fim de convencer seus consumidores", disse
o juiz.
No centro da questão estava o anúncio de um combo de lanche e brinquedo
feito pela rede. Em sua decisão, Koyama afirma que houve violação do artigo 37,
parágrafo 2º, do Código de Defesa do Consumidor.
A denúncia foi encaminhada ao
Procon-SP em 2010 pelo Instituto Alana. "É sem dúvida mais uma vitória
importantíssima contra estratégias publicitárias abusivas das redes de fast
food, que não se cansam de lançar mão de artifícios para estimular as
crianças ao consumo excessivo de produtos alimentícios e dos brinquedos
colecionáveis que os acompanham", comemora Livia Cattaruzzi, advogada do
Instituto Alana.
Clique aqui para ler a
decisão.
Processo 1015328-03.2014.8.26.0053
Processo 1015328-03.2014.8.26.0053
Revista Consultor Jurídico,
18 de agosto de 2018, 9h37
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