OBSERVATÓRIO CONSTITUCIONAL - É preciso equilibrar meios de coerção ao executar obrigações pecuniárias
18 de fevereiro de 2017, 8h04
Para que réu pague dívida, juíza suspende CNH e confisca
passaporte. Nessa mesma decisão, impôs-se o cancelamento dos cartões de crédito do
executado até o pagamento da dívida. Argumentou-se que, “se o executado não tem
como solver a presente dívida, também não [tem] recursos para viagens
internacionais, ou para manter um veículo, ou mesmo manter um cartão de
crédito. Se, porém, mantiver tais atividades, poderá quitar a dívida, razão
pela qual a medida coercitiva poderá se mostrar efetiva”. Tal decisão veio a
ser cassada pelo Tribunal de Justiça, ao fundamento de que teria havido ofensa ao
direito de ir e vir do réu[1]:
“em que pese a nova sistemática trazida pelo artigo 139, IV, do CPC/2015,
deve-se considerar que a base estrutural do ordenamento jurídico é a
Constituição, que em seu artigo 5º, XV, consagra o direito de ir e vir”.
Decisão semelhante foi proferida por
juíza do Distrito Federal, que determinou a suspensão das carteiras de
habilitações do ex-senador Valmir Amaral e de seus familiares, além da
apreensão dos passaportes, para garantir o pagamento de dívida de mais de R$ 8
milhões[2].
Esses novos ares, na execução,
chegaram também à Justiça do Trabalho. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª
Região (PA/AP), ainda na fase de conhecimento, houve por bem estabelecer que o
não cumprimento espontâneo da obrigação de pagamento acarretará multa
cominatória (astreintes). Justificou tal medida atípica (no sentido de
não prevista expressamente como consequência do não cumprimento de obrigação de
pagar prevista na sentença) afirmando que “é dever legal do juízo, para que
cumpra e faça cumprir o princípio constitucional da razoável duração do
processo (art. 5º, LXXVIII, da Constituição da República), impor sanção premial
sob a forma de multa diária (astreintes) que dê força ao acórdão exequendo,
promovendo a celeridade e a efetividade do processo”[3].
Essas e outras decisões que desafiam a visão corrente sobre os meios
executivos têm surgido em vista da nova sistemática de execução, em especial
considerando o disposto no artigo 139, inciso IV, do Código de Processo Civil
de 2015, segundo o qual “o juiz dirigirá o processo conforme as disposições
deste Código, incumbindo-lhe […] determinar todas as medidas indutivas,
coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o
cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto
prestação pecuniária”.
É dizer, passou-se a admitir a
imposição de medidas coercitivas até mesmo para a efetivação da execução
pecuniária (o que antes ficava, ordinariamente, restrito às execuções de obrigações
de fazer e não fazer, nos termos do art. 461 do Código de Processo Civil de
1973, com as alterações introduzidas pela Lei no 8.952, de
1994, e, posteriormente, de obrigações de entregar coisa certa, conforme art.
461-A do CPC-73, com o texto dado pela Lei nº 10.444, de 2002).
Tem-se dito que, nesse contexto, o
processo civil brasileiro passou a contar com “um poder geral de efetivação”,
“permitindo a aplicação de medidas atípicas para garantir o cumprimento de
qualquer ordem judicial, inclusive no âmbito do cumprimento de sentença e no
processo de execução baseado em títulos extrajudiciais”, como bem sintetiza o
Enunciado 48 ENFAM[4].
E, diante de tantas, possibilidades,
surgem múltiplas indagações e perplexidades: faz sentido determinar o
cancelamento dos cartões de crédito e, ao mesmo tempo, considerar impenhorável
o salário? É facultado ao juiz proibir a utilização do elevador e das áreas
comuns do prédio pelo condômino inadimplente, sabendo ser lícita a expropriação
do imóvel, mesmo que seja bem de família, para pagamento de dívidas
condominiais? Seria abusivo proibir o locador de entrar no imóvel locado em
face da inadimplência, sabendo que o fiador do locador pode ter seu bem de
família expropriado para pagar essa mesma dívida[5]?
Sendo legítima a apreensão do carro dado em garantia (alienação fiduciária em
garantia), pode o juiz proibir simplesmente que o devedor dirija enquanto não
pagar o financiamento? Em que circunstâncias?
Em verdade, a adequada compreensão e
aplicação desse propalado poder geral de efetivação não pode depender apenas da
criatividade das partes e dos magistrados a respeito das possibilidades
semânticas compreendidas na expressão “medidas indutivas, coercitivas,
mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de
ordem judicial”. Esse texto deve dialogar com outros referenciais normativos,
para fixar os contornos da responsabilidade patrimonial e pessoal do devedor e
das razões para tanto. Sendo ínsita ao ordenamento jurídico a ideia de
coerência e integridade, cabe conferir unidade e harmonia aos modos de
exercício do poder estatal de execução[6],
sobretudo no contexto de que “o poder geral de efetivação” passa a atribuir ao
intérprete papel relevante nessa tarefa.
Como bem explica a professora Teresa
Armenta Deu, catedrática de Processo Civil da Universidade de Girona (Espanha),
é fundamental estabelecer a correta configuração das diferentes medidas
executivas, para estabelecer um efetivo modelo de tutela de crédito, observando
seus pressupostos e finalidades, bem como estabelecer os limites que não podem ser
ultrapassados[7].
Observando a finalidade e os
pressupostos das diferentes medidas executivas, deve-se levar em conta que a
execução forçada há de preferir, inicialmente, os meios de sub-rogação, pelos
quais se prescinde da conduta da pessoa que tem o dever de cumprir a obrigação,
substituindo sua conduta por uma atividade do Estado-Juiz que produz o mesmo
resultado[8].
Nesse aspecto, não é demasia lembrar
que a nossa tradição jurídica é fortemente calcada na responsabilidade
patrimonial do devedor civil. Carnelutti, falando do direito italiano,
enunciava que “no campo civil, por sua vez, o ‘pôr as mãos em cima’, em que se
resolve a execução, não refere ao corpo humano, e menos ainda à pessoa, mas
exclusivamente ao patrimônio, quer dizer, aos bens que pertencem ao obrigado
inadimplente. O caráter puramente patrimonial da execução civil representa uma
conquista da civilização, no sentido de que, diferentemente do que ocorria nas
fases primitivas do direito, considera-se o corpo do homem como um bem
intangível em todos os casos”[9].
De seu turno, os meios de coerção
buscam vencer a resistência ao cumprimento da obrigação mediante uma pressão
direta ou indireta sobre a pessoa obrigada, podendo admitir-se até mesmo sua
incidência em obrigações pecuniárias, mas sempre com o propósito primário de
estimular o cumprimento da determinação judicial e não de castigar uma conduta
ou omissão já produzida (no que se distingue da sanção processual)[10].
É preciso reconhecer que, em nossa
tradição jurídica, o manejo de meios de coerção no processo civil, para o
cumprimento de obrigações de pagamento, sempre encontrou resistências. O
Supremo Tribunal Federal já decidiu, por exemplo, que “é ilícita a prisão civil
de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito”, em vista do
disposto no “art. 5º, inc. LXVII e §§ 1º, 2º e 3º, da CF, à luz do art. 7º, §
7, da Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa
Rica)”[11].
Já em relação à utilização de medidas coercitivas que importem restrição
de direitos para cumprimento de obrigação pecuniária, é possível identificar,
na nossa prática, algumas possibilidades. Já é antiga a jurisprudência do
Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça que reputa legítima
a legislação de trânsito quando autoriza que seja obstada a renovação da
licença de veículo se pendentes multas, impondo-se apenas a observância do
devido processo legal administrativo (exige-se a prévia notificação do devedor
a respeito da multa).
Esse entendimento, que diz respeito aos poderes da administração
pública, lança luzes para o tema aqui tratado, sobre os limites que devem ser
observados pelo Estado-Juiz no manejo dos meios executivos. Havendo legislação
específica, é lícita a imposição de medidas coercitivas no cumprimento de
obrigações de pagar. Mas, conquanto seja condição necessária a existência de
legislação, não é ela suficiente para satisfazer o devido processo legal. No
caso do licenciamento de veículo, como se viu, a prévia notificação do devedor,
a respeito da existência de multa, impôs-se como requisito para adoção dessa
medida coercitiva no âmbito da administração pública, a indicar não apenas a
necessidade de observância do contraditório, mas também que a medida coercitiva
são subsidiárias.
No âmbito da administração
tributária, é possível identificar outros parâmetros que podem se mostrar úteis
para estabelecer limites às medidas coercitivas à disposição do Estado em
obrigações de pagar. O Supremo Tribunal Federal tem jurisprudência firme
no sentido de que é inadmissível a interdição de estabelecimento ou a apreensão
de mercadorias como meio coercitivo para cobrança de tributo (Súmulas nos 70
e 323 do STF). Entende, também, a Corte que se mostra arbitrária e abusiva que
se proíba o contribuinte em débito de adquirir estampilhas, despachar
mercadorias nas alfândegas e exercer suas atividades profissionais (Súmula 547
do STF). Essa orientação, vale destacar, se justifica a partir do que dispõe os
artigos 5º, inciso XIII (segundo o qual “é livre o exercício de qualquer
trabalho, ofício ou profissão”), e 150, inciso V (segundo o qual é vedado ao
Estado “estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de
tributo”), ambos da Constituição[12].
O que o entendimento jurisprudencial revela é que há, por assim dizer,
vedação a meios desproporcionais para cobrança de dívida, impondo-se ao Estado
a necessidade de observar o devido processo legal substantivo. E mais
importante, já há certa densidade normativa nas nossas práticas para orientar o
que se entende, em concreto, como desproporcional, arbitrário e abusivo.
Há, ainda, outros campos a serem
explorados. É possível cogitar da utilização dos meios coercitivos, na execução
pecuniária, na descoberta do acervo patrimonial do devedor. A esse respeito,
parecem corretas as ponderações do professor Manuel Ortells Ramos, catedrático
de Direito Processual da Universidade de Valência, de que, nas execuções
pecuniárias, a maior dificuldade que se encontra para a tutela do crédito é ter
transparência sobre a situação patrimonial do devedor, sendo os meios de coerção
úteis (ou mesmo imprescindíveis) para forçar a colaboração do devedor ou de
terceiros na indicação de patrimônio (ao invés de focalizar na própria
satisfação da obrigação). Nessa situação, pode-se argumentar que a medida
violaria o direito à intimidade ou ao sigilo, cabendo refletir se é legítimo
invocar tais direitos como forma de elidir ou dificultar o exercício da
jurisdição e da imputação da responsabilidade do devedor por suas próprias
condutas[13].
Há um vasto campo de possibilidades para “o poder geral de efetivação”,
o que indica a necessidade de acurada reflexão sobre os limites de seu
exercício. Não obstante a efetiva tutela do crédito represente uma legítima
pretensão do credor, as medidas coercitivas derivam do reconhecimento do poder
de império inerente à jurisdição, que deve ser exercido de forma equilibrada.
Nesse passo, para prestigiar a jurisdição e dignificar o processo executivo —
nessa tensão entre garantir a efetividade do direito do credor e a observância
da integridade do devedor —, o regime de execução que se está a construir deve
emergir a partir de um real diálogo com nossos demais referenciais normativos.
Esta coluna é produzida pelos membros do Conselho Editorial do
Observatório da Jurisdição Constitucional (OJC), do Instituto Brasiliense de
Direito Público (IDP).
[1] Inteiro teor
da decisão disponível em http://s.conjur.com.br/dl/decisao-suspendeu-carteira-habilitacao.jpg
[2] Inteiro teor da decisão disponível em http://cache-internet.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?MGWLPN=SERVIDOR1&NXTPGM=tjhtml34&ORIGEM=INTER&CIRCUN=5&SEQAND=256&CDNUPROC=20140510096830
[3] TRT8, processo nº 0000492-62.2016.5.08.0008 (RO).
[4] Em agosto de 2015, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu o Seminário “O Poder Judiciário e o novo CPC”, reunindo mais de 500 magistrados, com o objetivo de fixar diretrizes sobre a respeito da interpretação e aplicação do novo Código (confira notícia: http://www.enfam.jus.br/2015/09/enfam-divulga-62-enunciados-sobre-a-aplicacao-do-novo-cpc/)
[5] A respeito do assunto, o que o Supremo Tribunal Federal decidiu que “a penhorabilidade do bem de família do fiador do contrato de locação, objeto do art. 3º, inc. VII, da Lei nº 8.009, de 23 de março de 1990, com a redação da Lei nº 8.245, de 15 de outubro de 1991, não ofende o art. 6º da Constituição da República” (RE 407688, Rel. Min. Cezar Peluso, Tribunal Pleno, DJ 6/10/2006)
[6] Como leciona Leo Rosenberg, “a prerrogativa da execução forçada corresponde unicamente ao Estado. Ao credor, acorre apenas a pretensão executiva, de exigir do Estado a realização do seu direito de crédito (ROSENBERG, Leo. Tratado de Derecho Procesal Civil. Tomo III. Buenos Aires: EJEA, 1955. P.4)
[7] Teresa Armenta entende que esses limites são dados tanto em função dos direitos e das garantias do devedor quanto também por eventuais políticas públicas que busquem dar tratamento ao problema do endividamento (ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 51-52.
Texto disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-97532015000200002&lng=es&nrm=iso>. com acesso em 12 de fevereiro de 2017.
[8] ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 24-25.
[9] CARNELUTTI, Francesco. Como se faz um processo. São Paulo: Edijur, 2015. p. 113.
[10] ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 24-25.
[11] STF, RE 466343 RG, Rel. Min. Cezar Peluso, Tribunal Pleno, julgado em 3/12/2008, DJ 5/6/2009.
[12] Para apreender o sentido dessas Súmulas no contexto da Constituição de 1988, sugere-se a leitura do acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da ADI 395, Relatora Ministra Cármen Lúcia (Tribunal Pleno, julgado em 17/5/2007, DJ 17/8/2007).
[13] RAMOS, Manuel Ortells. La ejecución forzosa civil: três cuestiones sobre qué ejecutar, quién puede o debe hacerlo e cómo. Revista de Derecho de la Universidad de Montevideo, Año 12, nº 22, 2013, pp. 109-125. P. 120.
[2] Inteiro teor da decisão disponível em http://cache-internet.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?MGWLPN=SERVIDOR1&NXTPGM=tjhtml34&ORIGEM=INTER&CIRCUN=5&SEQAND=256&CDNUPROC=20140510096830
[3] TRT8, processo nº 0000492-62.2016.5.08.0008 (RO).
[4] Em agosto de 2015, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoveu o Seminário “O Poder Judiciário e o novo CPC”, reunindo mais de 500 magistrados, com o objetivo de fixar diretrizes sobre a respeito da interpretação e aplicação do novo Código (confira notícia: http://www.enfam.jus.br/2015/09/enfam-divulga-62-enunciados-sobre-a-aplicacao-do-novo-cpc/)
[5] A respeito do assunto, o que o Supremo Tribunal Federal decidiu que “a penhorabilidade do bem de família do fiador do contrato de locação, objeto do art. 3º, inc. VII, da Lei nº 8.009, de 23 de março de 1990, com a redação da Lei nº 8.245, de 15 de outubro de 1991, não ofende o art. 6º da Constituição da República” (RE 407688, Rel. Min. Cezar Peluso, Tribunal Pleno, DJ 6/10/2006)
[6] Como leciona Leo Rosenberg, “a prerrogativa da execução forçada corresponde unicamente ao Estado. Ao credor, acorre apenas a pretensão executiva, de exigir do Estado a realização do seu direito de crédito (ROSENBERG, Leo. Tratado de Derecho Procesal Civil. Tomo III. Buenos Aires: EJEA, 1955. P.4)
[7] Teresa Armenta entende que esses limites são dados tanto em função dos direitos e das garantias do devedor quanto também por eventuais políticas públicas que busquem dar tratamento ao problema do endividamento (ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 51-52.
Texto disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-97532015000200002&lng=es&nrm=iso>. com acesso em 12 de fevereiro de 2017.
[8] ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 24-25.
[9] CARNELUTTI, Francesco. Como se faz um processo. São Paulo: Edijur, 2015. p. 113.
[10] ARMENTA DEU, Teresa. Ejecución y medidas conminativas personales: un estudio comparado. RDUCN, Coquimbo, v. 22, n. 2, p. 23-54, 2015 . pp. 24-25.
[11] STF, RE 466343 RG, Rel. Min. Cezar Peluso, Tribunal Pleno, julgado em 3/12/2008, DJ 5/6/2009.
[12] Para apreender o sentido dessas Súmulas no contexto da Constituição de 1988, sugere-se a leitura do acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal nos autos da ADI 395, Relatora Ministra Cármen Lúcia (Tribunal Pleno, julgado em 17/5/2007, DJ 17/8/2007).
[13] RAMOS, Manuel Ortells. La ejecución forzosa civil: três cuestiones sobre qué ejecutar, quién puede o debe hacerlo e cómo. Revista de Derecho de la Universidad de Montevideo, Año 12, nº 22, 2013, pp. 109-125. P. 120.
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Fábio Lima Quintas é editor-chefe do
Observatório da Jurisdição Constitucional. Doutor em Direito Constitucional
pela USP e mestre em Direito do Estado pela UnB. Professor de processo civil e
advogado.
Revista Consultor Jurídico,
18 de fevereiro de 2017, 8h04
http://www.conjur.com.br/2017-fev-18/observatorio-constitucional-preciso-equilibrar-meios-coercao-executar-obrigacoes-pecuniarias
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