“O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais, quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades, e os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar relações e novas realidades.” (ARENDT, Hannah Condição Humana, 2007, p. 212)

FELIZ DIA DAS MÃES

No segundo domingo do mês de maio comemora-se o dia das mães.

Ser mãe poderia ser definido como sendo enfrentar desafios em defesa de outrem.

 Dia das mães é para pensar sobre o papel das mães na sociedade.

Se a família é célula da sociedade não se pode pensar família sem pensar no papel da mãe net célula e na sociedade.


Neste dia perguntas devem ser feitas: o que o Estado está fazendo para proteger aquelas que tem o papel primordial de guiar as pequenas pessoas as grandes conquistas? Os direitos das mães estão sendo efetivados? Quais as políticas públicas desenvolvidas para assegurar o direito da mãe ficar próximo do seu filho?

Muitos direitos existem; mas muito direitos são descumpridos desde a mãe mais humilde aquela de melhor formação profissional.

O Estado deve estar presente em defesa do exercício do oficio materno, afinal ser mãe é buscar novos horizontes e transformar os sonhos e ideais dos seus filhos nas sus próprias metas e conquistas.

Quantas mães são perseguidas de forma injusta, demitidas de forma ilegal e tem suas vidas ceifadas por omissão do Estado.
É preciso que a sociedade veja que as mães são indispensáveis e pense nisso todos os dias e não somente um dia por ano.

O reconhecimento do papel da mãe ocorrer de casa até as repartições públicas, empresas e em todas esferas de poder, afinal de contas todos vem ao mundo por força da coragem da mãe. Coragem trocar e arriscar sua vida pela felicidade do filho.

Embora o presente assunto não esteja diretamente ligado ao direito; mas o que seria do direito se não fossem as mães, como disse Rudolf Von Ihering “o direito nasce na sociedade como o filho nasce do ventre da mãe”.

Fica a dica aquele que tiver cuide dela; aquele que não tiver lembre dos ensinamentos dos seus ensinamentos.
Feliz dia das mães.
Escrito por Manoel Arnóbio

Direitos Reservados

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dívidas contraídas no casamento devem ser partilhadas na separação

OPINIÃO Improbidade: principais jurisprudências e temas afetados pela Lei 14.230/2021

Legalidade, discricionariedade, proporcionalidade: o controle judicial dos atos administrativos na visão do STJ